Amortecedor automotivo

Saiba mais sobre esta importante parte da suspensão e proporcione segurança para você e sua família

Os amortecedores tem como função manter o contato permanente entre os pneus e o solo, proporcionando estabilidade e conforto. A segurança e a capacidade  do veículo em frear, acelerar e mudar de direção depende do contato perfeito dos pneus com o solo.

Amortecedores gastos geram perda de contato dos pneus com o solo e aumentam o desgaste de peças da suspensão.

Os amortecedores trabalham em dois ciclos: de compressão e  de distensão. O ciclo da compressão ocorre quando o pistão se move para baixo, comprimindo o fluido hidráulico na câmara inferior. Já o ciclo da extensão ocorre quando o pistão se move na direção do topo do tubo de pressão, comprimindo o fluído na câmara superior.

Um carro comum ou uma picape terão maior resistência durante o ciclo da extensão do que no ciclo da compressão. Considerando isso, o ciclo da compressão controla o deslocamento do peso não-suspenso do veículo, enquanto o de distensão controla o mais pesado, o suspenso.

amortecedor araruama
amortecedor saquarema

Quando trocar o amortecedor?

Não dá para confiar em prazo por quilometragens. Isso depende muito do piso por onde roda e do estilo de direção. Há amortecedor que não chega a 50.000 km, há outros que atingem os 150.000 km. Mas a suspensão dá o aviso.

Carro que trepida muito em oscilações da pista ou cuja traseira balança mais que gelatina pode indicar que chegou a hora. Se ao entrar em uma curva parece que o veículo desgarra e joga a traseira, também deve ser culpa do amortecedor.

Ruídos toda vez que a suspensão trabalha é outro indício. E, se ao encarar o buraco mais inocente, a suspensão dá final de curso (ouve-se uma batida seca), traga o veículo imediatamente para avaliarmos.

Trabalhamos com as seguintes marcas de amortecedores

Assuntos relacionados:
Amortecedor Araruama, Saquarema, Bacaxá, São Pedro da Aldeia, Iguaba e Cabo Frio, Cofap, Monroe, Nakata
Sugestões
Pneus | Baterias