Disco de freio

Como funciona e alguns cuidados…

disco de freio silva jardim
Os discos de freio acompanham o movimento da roda. O sistema de pinça flutuante com um pistão é o mais comum, e envolve o disco com duas pastilhas – realizando o atrito para concluir a frenagem. Para que a ação da frenagem aconteça, os freios precisam transformar a energia cinética em calor com o atrito entre as pastilhas e o disco. As pastilhas de freio são responsáveis por 70{b158259c0e936e1d8de3a2ad1a345f1da53fd5e862bcec3f9258eee313190ad4} do trabalho de frenagem. De baixo custo, elas precisam estar em boas condições para não comprometer os freios.

Esse sistema de pinça flutuante evita que esse calor cause problemas, facilitando o resfriamento e comprovando sua eficácia – pois além de agilizar a frenagem do veículo, previne problemas com o superaquecimento e evitando o fading (quando o fluido de freio ferve). Além disso, o disco de freio torna o toque no pedal mais macio, principalmente nos modelos esportivos. Esses modelos possuem um sistema conta com mais pistões na pinça, cerca de três ou quatro.

A dirigibilidade que os discos de freio oferecem traz mais segurança no momento da direção. Esse sistema de frenagem garante mais aderência do pneu com a superfície, principalmente em pistas molhadas.

Outra vantagem dos discos de freio é o tempo de vida prolongado e a facilidade na troca dos componentes, que gera uma considerável redução com custos de manutenção – principalmente nos modelos  maiores e mais pesados.

Cuidados com a manutenção

Por ser um dos conjuntos de peças mais importantes do carro, os cuidados devem ser redobrados. O disco de freio em constante atrito causa um desgaste preocupante, quando não recebe os devidos cuidados. Para o bom rendimento de todo o sistema, é necessário fazer as manutenções preventivas: revisão de discos e pastilhas.

As pastilhas de freio possuem vida útil de 25 a 35 mil quilômetros rodados, em média. No entanto, vale ficar de olho para uma possível revisão antes da quilometragem recomendada. O ideal é realizar uma revisão no disco de freio a cada 5 mil quilômetros, ou quando elas estiverem em uma espessura inferior a 5 mm.

disco de freio casimiro

Trabalhamos com as seguintes marcas

varga silva jardim
Assuntos relacionados:
Disco de freio Araruama, Saquarema, Bacaxá, São Pedro da Aldeia, Iguaba e Cabo Frio, TRW, Varga
Sugestões
Pneus | Pastilha de freio