Embreagem

Entenda como funciona

embreagem silva jardim
De forma bem simples, a embreagem faz a ligação do motor com a caixa de marchas, que por sua vez são ligadas as rodas. Cada vez que você aciona o pedal o disco se desliga do platô e o motor não manda mais “força” para a caixa de marchas.

O kit deve ser substituído quando apresentar sinais de desgaste. O principal sintoma é a dificuldade em acioná-la. O pedal fica pesado e você tem que fazer uma certa força para acioná-lo. O veículo fica sem forças para arrancar, principalmente em subidas, muitas vezes o carro trepida, a troca de marchas se tornar um suplicio, as famosas “arranhadas” tornam-se mais frequentes.

Além disso, o conjunto emite ruídos estranhos quando o motorista pisa no pedal.

Itens da embreagem

Rolamento:

Esse item tem a função de pressionar o centro da mola-diafragma, permitindo o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompendo a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.

Platô:

O platô é formado pela carcaça da embreagem do carro, a placa de pressão e a mola membrana. Esse mecanismo tem a função de unir o disco de embreagem com o volante do motor, garantindo a suavidade na saída da inércia do automóvel.

Disco:

O disco é o elemento responsável por interligar o motor, a transmissão e o platô, além de amortecer e reduzir o ruído e o desgaste na transmissão.

embreagem casimiro

Trabalhamos com as seguintes marcas

Resumo: sinais de que a embreagem está com problemas

  • Pedal Duro: o motorista precisa fazer mais força do que o comum para acionar o pedal;
  • Patinação: há perda de força de transmissão e o carro patina;
  • Trepidação: excesso de vibração do veículo ao sair do lugar;
  • Dificuldade de engate: muita dificuldade para selecionar as marchas.
Assuntos relacionados:
Embreagem Araruama, Saquarema, Bacaxá, São Pedro da Aldeia, Iguaba e Cabo Frio, Luk, Sachs
Sugestões
Pneus | Óleo