Alinhamento de Direção

Alinhamento ou geometria é o ajuste dos ângulos das rodas do veículo, de acordo com os valores estabelecidos pelos fabricantes que garantem segurança e estabilidade ao veículo e conforto ao dirigir.

Qualquer mudança nesses valores gera o desalinhamento das rodas fazendo com que o veículo fique com a direção “puxando” para um dos lados. O desalinhamento provoca também desgastes irregulares e prematuros dos pneus e de outras peças da suspensão, além de ocasionar o aumento no consumo de combustível.

A verificação do alinhamento é recomendável a cada 10.000 quilômetros ou quando ocorrerem fortes impactos na suspensão como: quedas em buracos, batidas em meio-fios ou quebra molas. Deve ser realizado também quando forem substituídos os pneus ou peças da suspensão.

alinhamento silva jardim

Alinhamento convergente

É quando as rodas ficam um pouco mais fechadas na parte dianteira do que na parte traseira. Uma convergência demasiada faz com que a roda gire com um arraste lateral, semelhante ao efeito provocado ao se efetuar uma curva. O resultado é um desgaste excessivo da banda de rodagem (escamas) nas raias externas e na área do ombro do pneu.

alinhamento casimiro de abreu

Alinhamento divergente

É quando as rodas ficam um pouco mais fechadas na parte traseira do que na parte dianteira. A divergência provoca desgaste excessivo da banda de rodagem (escamas) nas raias internas e na área do ombro do pneu.


Cambagem

É o ajuste na inclinação da roda em relação a um plano vertical. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas.

Cambagem positiva é a situação em que as rodas estão mais próximas na parte de baixo, isto é, onde tocam o chão, do que na parte de cima.

Cambagem negativa é a situação oposta, ou seja, as rodas estão mais próximas na parte de cima do que na parte de baixo. A cambagem excessiva provoca desgaste anormal da banda de rodagem e do ombro do pneu.

Quando positiva, afeta a parte externa do pneu e, quando negativa, a parte interna.

cambagem silva jardim
cambagem silva jardim

Caster

É formado por uma linha imaginária vertical que passa pelo centro da roda, e outra linha, que passa pelo centro do pino mestre.

Ele será positivo quando a linha do pino mestre tocar o solo a frente da linha vertical, e negativo, quando ocorrer o contrário. O caster negativo diminui o esforço de direção em baixa velocidade e diminui a estabilidade em alta velocidade. O caster positivo tende a endireitar a roda quando o veículo está trafegando para a frente, e aumenta a estabilidade em linha reta.

caster silva jardim
caster casimiro de abreu
caster rio bonito
Balanceamento Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Barra de São João, Rio Bonito

Sugestões:
Quero um orçamento